domingo, 19 de agosto de 2007

Fazer contatos pode garantir um bom emprego

Ter uma longa rede de relacionamentos pode ser decisivo para conseguir uma vaga, isto é networking.
Quem procura emprego e não encontra, mesmo tendo um bom currículo, precisa aprender uma palavra nova: networking. A tradução para ela é: alguém bem empregado que possa dar uma referência ou fazer uma recomendação quando aparece uma vaga.No passado, existiram várias palavras para quem furava fila e conseguia um emprego, como "cunha", "pistolão", "peixada" e "QI", sigla para "Quem indicou". Todas essas palavras queriam dizer mais ou menos o seguinte: um incompetente conseguiu um emprego só porque conhecia a pessoa certa. Isso era justo? Claro que não.O networking tem um sentido bem diferente: quem que eu conheço que pode me levar àquela solução que estou procurando? O networking é uma ferramenta para ser utilizada no dia-a-dia: pode ser para fazer uma venda, ou para contactar uma pessoa interessante para os negócios.
No atual mercado de trabalho, para cada boa vaga que aparece, surgem dúzias de candidatos com boa qualificação. A empresa precisa escolher um. Qual deles? Leva vantagem aquele candidato que tem o melhor networking. Quase 70% das pessoas se recolocam através de networking.


No Brasil, a prática de fazer contatos já completou 507 anos. Quando Pero Vaz de Caminha escreveu para o Rei de Portugal anunciando o descobrimento do Brasil, ele aproveitou para pedir a transferência de seu genro da África para Lisboa.Em resumo: um bom currículo cheio de cursos ou um passado de muita experiência levam alguém até a porta da empresa: networking é conhecer alguém que tem a chave que abre a porta.

Como fazer?
E como se constrói um networking? Leva tempo. Conhecer uma pessoa e já ir entregando o currículo não é networking. É ser inconveniente. Networking não é uma questão de urgência, mas de paciência.

Sala de aula - Um networking começa na escola, sendo um bom aluno e ganhando a simpatia dos professores, que são pessoas bem relacionadas. Cuidado para não confundir: networking não é amizade; é coisa profissional. Nada de convidar a pessoa para visitas em casa, aniversários e eventos pessoais.



Cursos - Também é importante fazer cursos de curta duração, de um ou dois dias. Principalmente naqueles em que você pode encontrar profissionais da área de recursos humanos. Nesses cursos, os contatos são mais importantes que o conteúdo.




IMPORTANTÍSSIMO

Mas não pare de estudar: apesar de hoje em dia ter curso superior não ser mais um diferencial, ele é fundamental: sem ele, não se passa nem perto de uma boa vaga.

Nenhum comentário: