segunda-feira, 23 de agosto de 2010

LIDER TEM VISÃO, LIDERANÇA NATURAL



Esta semana fui indagado sobre LIDERES e LIDERANÇA em que isso pode influênciar em nossas vidas.




Pergunto: Quantas vezes você ouviu pessoas clamarem sobre a importância do líder dentro das empresas?



Sem dúvida ela é crucial.



Empresas sem bons líderes dispersam?



Se na busca de seus objetivos, fazendo com que suas metas expirem, e não atingindo o resultado.

0 problema é que nem sempre as organizações têm líderes preparados. Muita gente é promovida sem treinamento e experiência e acaba gerando um nível de estresse em todos os membros da equipe.




Dou um exemplo facíl, algumas organizações promovem funcionários para cargos de liderança sem se importar com o perfil deste funcionário:

Exemplo, quantas vezes você já presenciou uma nomeação de um gerente ou supervisor de vendas, um vendedor só com a justificativa que este funcionário é muito bom em vendas e atinge suas metas fecha grandes pedidos. Apos tres meses no cargo a empresa reconhece o erro. perdeu um grande homem de vendas e ganhou um pessimo gerente, sem liderança, sem prefil para isso. No final acaba dispensando o funcionário.

Outro exemplo, pense em um pedreiro, simples não. Imagine que este pedreiro faz um trabalho de alvenaria sozinho erguendo uma parede com 50m² e outro muito bom também, mas só faz 25m². Pergunto, será que este primeiro será um bom mestre de obra? Será um grande lider na obra? respondo, NÃO!

Vai depender de seu perfil. Isso porque torna-se difícil remar na mesma direção. É preciso entender que para ser um líder, antes de qualquer coisa, é necessário entender de gente.

0 brilho de qualquer bom líder é, justamente, conseguir unir as grandes habilidades de cada membro e elevar a auto?estima de todos, para que satisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais do cotidiano.


O que faz, então, de você um líder especial?

1 - Conhecer o negócio da empresa
Quando o líder conhece as metas, desafios, fragilidades e os pontos fortes da empresa, pode criar na equipe a consciência da necessidade da vitória e, por isso, o comprometimento com a mudança. Assim, conhecer o negócio da empresa significa ter competência para intuir, imaginar, farejar novos negócios e também os obstáculos que irão aparecer no meio do caminho.


2 - Administrar o presente enquanto cria o futuro
O verdadeiro líder sabe que não pode parar para construir o futuro. Por isso, trabalha sintonizado com as três dimensões do tempo: o passado, para não repetir erros já cometidos; o presente, porque é nessa dimensão do tempo que as ações acontecem; e principalmente o futuro, pois sabe que nele se encontram todas as ameaças e oportunidades.


3 - Transformar ameaças em oportunidades
O líder-campeão tem a capacidade de dar o salto no escuro. Enquanto as pessoas sentem-se perdidas diante dos obstáculos, ele sabe criar novas oportunidades. Quando os outros dizem que não há solução, ele fica ainda mais estimulado a utilizar a sua criatividade para inventar uma nova maneira de vencer o desafio. O campeão se alimenta dos desafios que encontra pela frente, porque não tem medo do desconhecido.


4 - Criar paixão por resultados
O líder-campeão sabe que a empresa cresce com os bons resultados. Sabe que a sua equipe vai aumentar a auto-estima à medida que conseguir o aprimoramento da sua performance. Atua em relação aos colaboradores da mesma forma que o treinador de um time de atletas olímpicos, ou seja, estimulando todos a superar os próprios limites.

5 - Facilitar o aparecimento de novos líderes
Dentro de cada um de seus colaboradores existe, freqüentemente adormecido, um campeão. O líder-campeão sabe ver as fortes árvores escondidas no cerne da semente. O líder-campeão tem prazer em trabalhar com pessoas competentes, por isso abre espaço para que os membros de sua equipe assumam responsabilidades e sempre comemora o crescimento dos seus colaboradores.


6 - Criar equipes integradas e comprometidas
Um time não significa apenas a união de bons jogadores, assim como o casamento não é simplesmente a união de duas pessoas. Na empresa, assim como no casamento e nos esportes, todos precisam desempenhar muito bem o seu papel para obter o melhor resultado. Os verdadeiros campeões sabem orientar e acompanhar o seu time, pois estão conscientes de que dependem dele para alcançar as mais importantes vitórias.

7 - Evoluir sempre
0 problema não é o seu objetivo, mas sim a maneira como você procura alcançá-lo. A sua vida muda quando você muda! Se você quer que os seus resultados mudem, você tem que mudar antes. A sua capacidade determina o tamanho das suas conquistas.








A partir deste momento, o compromisso e o comprometimento é somente com você mesmo.

Nenhum comentário: