segunda-feira, 16 de julho de 2007

PROFISSÕES III

PROFISSÃO: ESTAGIÁRIO

O estágio contribui de várias formas para a formação do estudante, e esta fase da carreira profissional deve ser de experimentação. Enquanto está no Ensino Médio ou Superior, o estudante deve procurar trabalhar na área que deseja, para conhecer a rotina de trabalho e desenvolver-se. "Quando o estudante começa a estagiar, tem a oportunidade de vivenciar a profissão e ver se é aquilo que deseja para sua carreira".Depois dessa identificação do estágio com a carreira, o lado prático da rotina de trabalho passa a fazer sentido, aliada à teoria que o aluno recebe na faculdade. Além disso, uma vez na empresa, ele passa a ser treinado, instruído e pode usar isso como uma vitrine – podendo ser lembrado para novas oportunidades dentro e fora da instituição na qual se encontra.

O PAPEL DA EMPRESA
O contratante deve prover gestores e/ou tutores preparados para receber o estagiário e acompanhar suas atividades, porque muitas vezes aquele é o primeiro emprego do estudante e ele está lá para aprender. "O gestor é fundamental para que o estagiário tenha um primeiro contato positivo com o ambiente profissional". O supervisor direto deve preparar-se para desenvolver as habilidades do estudante, tirar o máximo dele. A própria empresa valoriza este tipo de profissional – aquele que sabe preparar os futuros colaboradores, ou seja, o capital intelectual da empresa. O estudante quer trabalhar em uma empresa conhecida, aprender muito e ser efetivado, o que implica em uma oportunidade de fazer carreira. Quando é efetivado, encara isso como um reconhecimento e muda até mesmo a forma como ele encara a empresa, pois as responsabilidades aumentam e, por conseqüência, o comprometimento. "O processo de efetivação é o degrau para o primeiro emprego".

DRIBLANDO A FALTA DE EXPERIÊNCIA
Por não conhecer o mercado, o aluno pode sentir insegurança e ter dúvidas com relação à realização de uma tarefa, mas isso deve ser encarado com naturalidade. No momento da insegurança, o melhor é mostrar-se pró-ativo e interessado. As competências comportamentais são analisadas, por isso é importante mostrar-se disposto a aprender e assumir que não sabe executar determinada atividade. "Esse é o tipo de pessoa que as empresas estão buscando. Aquele que fica acanhado, tímido e erra por não perguntar é descartado". Outra característica valorizada nos estagiários é o fato de não terem nenhum "vício de mercado" e, por isso, podem ser aculturados aos negócios da organização com mais facilidade. O estágio como porta de entrada para a carreira em grandes empresas. "Quando você está pleiteando uma vaga de estágio, está em busca de conhecimento e crescimento". O empresário tem que acreditar que existem muitas vantagens de se trabalhar com estudantes: "Manter o setor sempre atualizado, eles conseguem aplicar no trabalho coisas que estão aprendendo agora na faculdade. Nós aprendemos com eles! É uma troca de experiências". É importante desenvolver as competências do estagiário e prepará-lo profissionalmente, porque ele pode vir a ser efetivado e tornar-se parte do quadro da empresa. "Ele não pode virar mão-de-obra barata, nem ficar restrito a atividades operacionais. Pelo contrário, deve agregar valor à empresa também."

CONQUISTE SEU ESPAÇO
Para aqueles que estão em busca de uma oportunidade, dou algumas dicas simples:

1. Elabore um bom currículo: destaque os conhecimentos adquiridos na graduação e, caso tenha, incluir experiências anteriores.
2. Divulgue seu currículo!
3. Faça networking: converse com seus colegas que já fazem estágio para saber sobre novas vagas dentro das empresas em que trabalham. Conversem também com seus professores, eles podem indicar boas oportunidades.
4. Durante a entrevista, demonstre comprometimento, interesse e foco na sua carreira.
5. Cuidado essencial: quando for chamado para uma entrevista, procure vestir-se formalmente e evite o uso de gírias e jargões.


NOVA LEI A CAMINHO
Na última semana do mês de junho, foi aprovado na Câmara dos Deputados um projeto de lei que prevê 30 dias de férias anuais remuneradas para estagiários. Agora, as mudanças serão submetidas ao Senado Federal com o objetivo de revogar a lei nº6.494. Entre as novas regras está também a redução da jornada de oito para seis horas de trabalho - período que pode ser reduzido pela metade em época de provas. "A redução da carga horária é positiva. O estagiário vai ter mais tempo para estudar". Para os universitários de cursos em que o estágio não é obrigatório, as empresas terão de pagar bolsa mensal e vale-transporte – de acordo com a nova legislação. Por outro lado, as mudanças serão mais difíceis para os alunos do Ensino Médio, pois haverá uma grande diminuição do número de estagiários que podem ser contratados. Se a lei for aprovada, fica determinado que empresas com até cinco funcionários podem contratar um estagiário em nível médio e aquelas que têm de cinco a dez colaboradores, dois estagiários. Empresas maiores podem ter 20% de seu quadro formado por esses estudantes. Isso prejudicará os estudantes do Ensino Médio, que precisam estar matriculados para poder estagiar. "O jovem no Brasil deixa de estudar para trabalhar. O estágio dá a oportunidade de estudar e ter uma renda". Assim, essas alterações podem motivar ainda mais os alunos a trocar os estudos pelo emprego, agravando ainda mais o índice de desemprego entre pessoas de 16 a 24 anos.

* Naísa Modesto é jornalista.

Nenhum comentário: