quarta-feira, 4 de julho de 2007

TI - Tecnologia da Informação

Os problemas e as soluções para ter êxito nesse mercado em constante evolução
Em tempos de crise, desemprego, inadimplência e nosso governo abrindo o seu “saco de maldades”, ainda têm no setor de informática vagas bem remuneradas e falta de gente qualificada para ocupá-las e, por um outro lado, demissões em massa. Parece um paradoxo. Porém, é um fato concreto e por que não dizer sádico nos dias de hoje.
Mas que tipo de emprego sobra e onde estão as pessoas para ocupá-lo? Qual o motivo de, mesmo com falta de pessoal, acontecerem demissões nas empresas de Tecnologia da Informação - TI? Vamos às questões e suas soluções:


Questão 1: O fato de a informática possuir talvez a taxa mais alta de reciclagem e evolução. Desnecessário dizer que, no prazo de um ano, temos mudanças radicais e fantásticas, tanto do ponto de vista de máquinas como de programas. Portanto, estudar, formar-se e parar de aprimorar-se significa cair fora do mercado em um prazo máximo de dois anos.
Solução: Ler, estudar e aperfeiçoar-se o tempo todo. Mesmo que determinada tecnologia não seja utilizada por sua empresa hoje, amanhã, fatalmente, ela será e, se você não possuir o conhecimento, poderá ser dispensado e não conseguir outro trabalho que necessite desse conhecimento.

Questão 2: Nossos cursos superiores, em sua grande maioria, estão totalmente fora de sintonia com a realidade do mercado. Colocando de lado as faculdades puramente comerciais, mesmo as mais sérias padecem de currículos desatualizados, que não são suficientes para formar mão-de-obra pronta para o mercado. Isso ocorre, em parte, por culpa dessas instituições, e, em parte, por culpa de um sistema de fiscalização governamental, que coloca todo tipo de barreira burocrática para melhorar os conteúdos dos cursos.
Solução: Procurar cursos de extensão e certificação profissional ligado aos fabricantes das tecnologias.

Questão 3: Atualmente, muitas empresas de informática servem apenas para recrutar no mercado pessoas preparadas e explorá-las ao máximo, sem reciclar ou apoiar esses profissionais. Verdadeiros gigolôs seduzem pessoas com ofertas de "salários" altos e depois de algum tempo (lição 1) as descartam e saem à procura de outras mais sintonizadas.
Solução: Se sua empresa não investe em você, não espere, mexa-se! Procure outro lugar para trabalhar ou faça a sua parte correndo atrás de sua reciclagem e aperfeiçoamento. Lembre-se do dinamismo da área: dois anos parado é fatal para qualquer profissional de TI.


Questão 4: Os profissionais conhecem e dedicam-se apenas aos bits e bytes, deixando de lado noções de administração de empresas, economia básica, relações humanas e chegam até a não entender o negócio e a missão de seus empregados. Esse é um dos maiores problemas do pessoal de tecnologia. Existe uma tendência de quanto mais gabaritado o profissional, mais alienado ele é. O famoso "nerd" pode ser simpático e folclórico nas histórias, mas no mundo real ele é evitado e desprezado.
Solução: Procure conhecer a sua empresa, o que ela faz e como são seus negócios e seus valores. Nenhum profissional de Tecnologia da Informação poderá ajudar a sua empresa se não a conhecer profundamente. Leia jornais, informe-se sobre a economia, a política e a sociedade em que vive. No mundo globalizado, a informação é peça-chave e tudo está interligado. Sua profissão e seu emprego dependem disso. De nada adianta você ser um técnico capacitado e ignorar por completo o mundo à sua volta.

Finalmente, não seja uma pessoa reclusa.

É importante a concentração no horário de trabalho, porém, os relacionamentos com seus colegas e superiores muito vão ajudá-lo em sua carreira. Portanto, seja sociável e cultive amizades, dentro e fora de sua empresa e, principalmente, não feche portas. A área de TI é baseada em informação e pode ter certeza que nela tudo circula muito rápido. O seu desafeto de hoje pode perfeitamente ser o seu futuro colega ou chefe.

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