terça-feira, 12 de junho de 2007

Jovens Exemplares Estudam em Escola Publica.

Histórias exemplares de jovens como, João e Filipe, que vieram de famílias pobres, estudaram em escolas publicas e passaram nas primeiras colocações de alguns dos vestibulares mais difíceis do país. Eles foram entrevistados no programa da TV Globo no "Fantástico"

João, um adolescente com muita força de vontade foi aprovado em primeiro lugar em cinco vestibulares: mecatrônica na USP, engenharia química na Unicamp, engenharia de telecomunicações na PUC de Campinas, engenharia eletrônica da PUC de São Paulo e engenharia química na Unifesp.

Felipe, da zona leste de São Paulo, deixou a escola particular e passou a estudar em colégio público. Com responsabilidade e dedicação, ele foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para economia da Fundação Getúlio Vargas. Ele ganhou uma bolsa para fazer o curso.


Eles dão dicas de métodos para estudar e se dar bem no vestibular.


João Francisco Ferreira de Souza passou em outras quatro universidades públicas em SP. Ele está em dúvida entre engenharia química na Unicamp e mecatrônica na USP.
O sonho de cursar engenharia em uma universidade pública paulista foi concretizado pelo estudante João Francisco Ferreira de Souza, 17, que conquistou o primeiro lugar geral no vestibular 2007 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com nada menos do que 759,57 pontos (a média geral dos vestibulandos é de 500 pontos). Mas a conquista não pára aí. João Francisco também passou em outras quatro universidades públicas de São Paulo: na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O detalhe: João não fez cursinho para se preparar para o vestibular. Ele estudou em escola pública, no Colégio Militar de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.


O Colégio Militar obteve média de 62,88 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) 2006 e ficou com o primeiro lugar entre as escolas públicas de Campo Grande. Perdeu apenas no ranking geral da cidade, que coroou como melhor escola um colégio particular, chamado Maria Montessori, que fez 65,17 pontos no exame.
Por ser estudante de escola pública e ter se autodeclarado afro-descendente, João Francisco recebeu um bônus de 40 pontos no vestibular da Unicamp, por causa do programa de ação afirmativa da universidade. "Eu teria passado de qualquer jeito. Mas acho o bônus muito importante para o aluno de escola pública que não passa por muito pouco", comentou.


João Francisco contou que desde a 5ª série do ensino fundamental estudou em escolas públicas e que cursou o ensino médio (do 1º ao 3º ano) inteirinho no Colégio Militar de Campo Grande. "A escola é muito boa. Acho que pelo fato de ser um colégio militar, exige mais disciplina dos alunos, o que os torna mais estudiosos", afirma o estudante.

Para Felipe, "estudar é como escovar os dentes". "Encaro o estudo como escovar os dentes. Faço isso todo dia e cada um tem o seu jeito, tem o seu método. Eu chegava em casa e olhava as matérias do dia para fazer exercícios. Isso me ajudava a fixar melhor as aulas. Fazia isso com prazer, não era forçado", disse o estudante.
Esta foi a primeira vez que ele prestou o vestibular da GV e Unicamp e ele disse ter se surpreendido com a classificação. “Não tinha noção de ter ido tão bem na GV. Nem estou acreditando. Para mim, GV e USP eram mitos. Achava que era impossível passar nessas universidades, pensava que elas eram intocáveis", afirmou.


O Enem é um exame voluntário aplicado a alunos concluintes e egressos do ensino médio. O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes. Em 2006, 2.784.192 pessoas fizeram a avaliação. Os dados do Enem mostram as médias apenas das escolas em que no mínimo dez de seus alunos concluintes fizeram a prova.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vejo que nem tudo esta perdido!
Parabens pela iniciativa.
Ótimos textos.