segunda-feira, 11 de junho de 2007

5 à Sec - Ensina Profissão e Cria Oportunidades de Emprego

Dar o peixe não basta, é necessário ensinar a pescar. Esse ditado vem sendo praticado na rede de lavanderias 5 à Sec. Antes de garantir uma vaga de emprego, a empresa oferece o treinamento dos candidatos, independentemente de eles serem ou não selecionados para as vagas disponíveis na rede.

Presente há dez anos no Brasil, a empresa, de origem francesa, possui hoje 210 lojas espalhadas por vários Estados e oferece serviços especializados de lavanderia, com sistema de limpeza a seco. “Como se trata de mão-de-obra especializada, encontrávamos dificuldades de suprir a demanda por profissionais qualificados”, relata a coordenadora de treinamento da 5 à Sec, Miriam Nascimento. Além disso, segundo Mirian, não há nenhum tipo de curso para esse tipo de atividade.

Diante dessa realidade a empresa arregaçou as mangas e implantou um programa de capacitação para as três principais funções existentes nas lojas: polivalente, passadores e supervisão de lojas. Após o treinamento, os participantes passam a integrar o banco de dados da empresa para possível contratação.

O objetivo dessa iniciativa, segundo a empresa, é não somente alimentar seu banco de talentos, mas, principalmente, ensinar uma profissão e oferecer oportunidade para quem deseja ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. “Os requisitos para quem quiser se candidatar são: estar desempregado, ter o primeiro grau completo, ou estar cursando o ensino médio”, explica a coordenadora. Mirian também ressalta que a empresa não se preocupa com o fato de que os profissionais treinados por eles possam vir a servir a concorrência. “De qualquer forma, se isso acontecer, teremos cumprido o nosso objetivo principal”.

Para realizar os treinamentos, a 5 à Sec está investindo cerca de R$ 10 mil por mês, isso porque montou uma loja com toda a infra-estrutura exclusivamente para este projeto. A primeira turma se formou no mês passado, e teve 100% dos participantes aproveitados no quadro de funcionários. “Treinamos nove pessoas, que já estão colocadas, e na nova turma, quatro já estão encaminhados”, comemora Mirian.

Jenaína Silva, 27 anos, se formou na primeira turma e há pouco mais de duas semanas está atuando com supervisora da filial da 5 à Sec situada em Alphaville. Jenaina conta que há um ano e dois meses estava desempregada. “Durante esse tempo fiquei fazendo ‘bicos’, atuava com professora em escolas infantis”, conta. “Durante o treinamento me esforcei para mostrar que tinha o perfil que a empresa procurava e fui reconhecida, eles acreditaram em mim”.

Com o sucesso do programa, a empresa já planeja expandir o treinamento para outros Estados. “Começamos em São Paulo porque era onde tínhamos maior dificuldade e maior demanda, mas até o ano que vem pretendemos implantar o programa em outras regiões, começando por Curitiba e Porto Alegre”, finaliza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Empresas como esta nunca faltará clientes. Temos que valorizar sua iniciativa para um mundo melhor de se viver com respeito ao próximo.

Anônimo disse...

Ótima matéria, trouxe ao meu conhecimento algo que nem imaginava. Agora penso em passar a usar os serviços oferecidos , nem quero saber se é caro perente a concorrencia , mas suas ações valem cada centavo investido.
Seu Blog está muito bom continue assim